A gestão democrática é um a forma de
administrar uma instituição de maneira que possibilite a participação ,
transparência e democracia é o processo político através do qual as pessoas na escola discutem,
deliberam e planejam, solucionam problemas e os encaminham, acompanham,
controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria
escola.
A gestão democrática da educação foi
legitimada com a promulgação da Constituição de 1988, e pela Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional de 1996, cujo artigo 14 contém as seguintes
determinações:
Art. 14 – Os sistemas de ensino
definirão as normas de gestão democrática do ensino público na Educação Básica,
de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
observadas as normas gerais de direito financeiro público.
Nesse artigo,
confere-se aos sistemas de ensino a autonomia para promover a gestão
democrática mas para
se efetivar a gestão democrática é
preciso a participação efetiva
dos membros da comunidade escolar, é necessário que o gestor, em parceria com o
conselho escolar, crie um ambiente propício que estimule trabalhos conjuntos,
que considere igualmente todos os setores, coordenando os esforços de
funcionários,professores, pessoal
técnico-pedagógico, alunos e pais envolvidos no processo educacional , pois só
assim a escola poderá construir sua autonomia.E a participação deste é feita
pelas instâncias colegiadas que tem como
função consolidar a gestão escolar democrática a partir do estabelecimento de
relaçãoes de compromisso, parceria e coresponsabilidade entre a escola e a
comunidade,com vista s a melhoria da qualidade social da educação são o
Conselho escolar e o Gremio estudantil ,APMF-Associação de Pais mestres e
Funcionários e Conselho de Classe.
Grêmio estudantil

O conselho escolar
O
CONSELHO ESCOLAR É um
grupo de representantes de pais, professores, alunos, funcionários, direção,
equipe pedagógica e comunidade organizada como podemos ver no capítulo III,
Seção III, os artigos 37, 38,40 e 41 caracterizam a gestão colegiada com as
seguintes atribuições:
Art. 37 – O Colegiado
Escolar é um órgão destinado a promover o fortalecimento e a dinamização da
administração da Escola, tendo em vista requerer a participação de toda a
comunidade escolar nas
decisões do processo
educativo, democratizando as relações desenvolvidas nesse ambiente e
concorrendo para o aperfeiçoamento de sua ação administrativa e pedagógica;
Art. 38 – O Colegiado
Escolar será composto pelo Diretor, por representante (s) eleito (s) dos
professores, dos Coordenadores Pedagógicos, dos funcionários, dos pais ou
responsáveis pelos alunos e de alunos;
Art. 40 – O Colegiado
Escolar terá funções normativas e deliberativas no que se refere à prática
pedagógica a ser efetivada pela Escola, mas tudo de acordo com a legislação
federal, estadual e municipal
pertinente, bem como
os atos da Secretaria e do Conselho Municipal de Educação;
Art. 41 – Os órgãos
colegiados terão função administrativas e pedagógicas no presente regimento.
Ou seja é o órgão máximo da escola que reúne-se para sugerir
medidas e soluções ou para tomar decisões e criar mecanismos de participação efetiva e
democrática da comunidade escolar.
Conselho de classe

APMF
Associação de Pais, Mestres e Funcionários, é um órgão de representação
dos pais e profissionais do estabelecimento, não tendo caráter político
partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os
seus Dirigentes e Conselheiros, sendo constituído por prazo indeterminado,é formado por membros de toda a comunidade escolar envolvidos no processo
educacional. Igualmente responsáveis pelo sucesso do desempenho da Escola
Pública, que objetiva dar apoio à Direção das escolas, primando pelo
entrosamento entre pais, alunos, professores, funcionários e toda a comunidade,
com atividades sócio-educativas, culturais e desportivas.O espaço da Escola
deve ser um espaço democrático, onde todas as vozes possam ser ouvidas, e a
APMF deve ser o veículo que integre todos os representantes desta comunidade.A APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) é o órgão colegiado que tem
como objetivo principal promover o intercâmbio entre a família, o aluno, os
professores, a direção e os funcionários do colégio. A sua função transcende às questões estruturais do colégio, deve trabalhar pelo
desenvolvimento pedagógico dos alunos, dando igualdade de condições, a toda
comunidade escolar.
Assista agora a um video sobre a Gestão democrática:
Eleição de diretores
Existem diversas formas
de escolha de diretor, que são a realidade da
maioria das escolas públicas do Brasil, tais como:
Concurso: a escolha do diretor é feita através de uma prova escrita e de uma prova de títulos. Com isso se impede a prática do clientelismo, todavia o diretor não possue liderança na comunidade que o integra. Assim, ele pode não corresponder aos objetivos educacionais e políticos da escola, e não se compremeter com as formas da gestão democrática, apesar de não ser uma regra.
Carreira: o gestor assume seu cargo
naturalmente, já que é através do seu plano de carreira e das especializações
que faz na área de administração e gestão que se torna diretor. Essa forma de
provimento do cargo, caracteriza o diretor apenas por suas habilidades
técnicas, não levando em consideraçãoa a parte política que é fundamental para
um dirigente-educador.
Eleição: é através desse processo, que a
vontade da comunidade escolar vai prevalecer, pois é uma escolha feita através
do voto direto, representativo, por escolha uninominal ou, por listas tríplices
ou plurinominais. Essa é a maneira que mais favorece o debate democrático na
escola, o compromisso e a sensibilidade política por parte do diretor, além de
permitir a cobrança e a co-responsabilidade de toda a comunidade escolar que
participou do processo de escolha. de acordo com o MEC (2005), tem sido a
modalidade mais democrática já que o processo começa desde a eleição dos
representantes do colégio eleitoral até a operacionalização.
Esquema
misto: O diretor
é escolhido por diferentes formas, seja mesclando provas de conhecimento com a
capacidade de liderança e administração, seja através das decisões tomadas
pelos conselhos da escola. Nesse processo mistos a comunidade tem sua parcela
de participação, possibilitando assim um maior vínculo do diretor com a escola.
Em
uma pesquisa realizada no município constatamos que existem ainda a nomeação por cargos políticos mas também
acontece a gestão democrática ,na escola municipal que fizemos a entrevista a diretora
nos afirmou que na escola o cargo é feito por indicação.Já nas escolas
estaduais onde fizemos a pesquisa vimos que o diretor é eleito pela gestão democrática onde é feita
uma chapa e os alunos e professores
votam e em seguida foi realizado a eleição do conselho escolar.
REFERÊNCIAS
http://www.infoescola.com/educacao/gestao-democratica/
http://www.slideshare.net/guestba32bfa/gesto-democrtica-presentation
